Diagnóstico do Nível de Maturidade de Transformação Digital
Metodologia ACATECH (adaptada)
OBJETIVO E METODOLOGIA DE TRABALHO
Vinculado ao SRT 10.2 dos REPG
A ACATECH, estabelecida como Academia Alemã de Ciência e Engenharia, desde 01/02/2008, representa os interesses das ciências técnicas alemãs, de forma independente, com o objetivo de estabelecer uma metodologia para reconhecer o INDICADOR que represente o nível atual de maturidade da Transformação Digital das empresas (de quaisquer segmento) e identificar áreas onde ações são necessárias.
A abordagem da Metodologia ACATECH faz parte do SRT 10.2 dos REPG e é baseada em uma sucessão de estágios de maturidade (vide figura abaixo com os 6 estágios possíveis), ou seja, níveis de desenvolvimento baseados em valor que ajudam as empresas a navegar em todas as etapas da Transformação Digital.
A metodologia ACATECH prevê 4 aspectos que podem ser explorados durante o diagnóstico de Transformação Digital (vide figura abaixo)
Normalmente o diagnóstico de Transformação Digital clássico limita-se a explorar os aspectos de RECURSOS (hardware) e SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (software) da organização, por meio de todos os seus requisitos. Mas a metodologia completa envolve também explorar dois outros aspectos que são: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL COLABORATIVA e CULTURA ORGANIZACIONAL HOLACRÁTICA, ambas tratadas especificamente nos SRT´s 4.1 e 4.2 dos REPG.
O DIAGNÓSTICO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL É UM DOS REQUISITOS DOS REPG (SRT 10.2.2) E É REALIZADO POR MEIO DE PARCERIA ENTRE A GAUSS CONSULTING GROUP E A XPER GLOBAL, DE FORMA ADAPTADA A REALIDADE DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS E AOS REQUISITOS DE INOVAÇÃO DOS REPG.